Jorge de Alarcão, considerado um dos maiores investigadores sobre temas ligados à História, como a Arqueologia Clássica, a História Antiga, a Pré-História e a Proto-História, vai estar, este sábado (21), na Livraria Lápis de Memórias, situada na Rua Mouzinho de Albuquerque, 32 no Bairro Norton de Matos, para falar sobre o seu último livro – “Coimbra – o ressurgimento da cidade em 1537”.
Nesta obra, o autor debruça-se sobre o ano de 1537 em Coimbra, numa altura em que o Rei D. João III transfere a Universidade de Lisboa para Coimbra, não sem protestos dos mestres que nela ensinavam.
Coimbra teve um antes e um depois dessa data: a instalação da Universidade trouxe um ressurgimento da cidade, com transformações urbanísticas, demográficas, sociais, económicas e culturais relevantes.
Em verdade, esse ressurgimento havia começado com D. Manuel e teve continuidade depois de 1537. Aberta a rua da Sofia, começaram a construir-se honradas casas, do lado ocidental, em 1538; e, do lado oriental, edificaram-se vários colégios universitários a partir da década de 1540. Na Alta, as obras do Colégio de Jesus tiveram início em 1547; as do Colégio de S. Jerónimo, em 1565 e as do Colégio das Artes, em 1568.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM