O actual vice-presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alvaiázere, Joaquim Rosa Simões, foi eleito recentemente para o primeiro mandato de três anos à frente da corporação. A tomada de posse deverá acontecer nos próximos dias.
Joaquim Simões, que desempenhava o cargo de vice-presidente no mandato que terminou em Dezembro de 2017, aceitou o repto de encabeçar uma lista mesmo defendendo que “a direcção devia mudar de mãos”. “Infelizmente não apareceu mais nenhuma lista”, lamentou o recém-eleito presidente, que lidera uma equipa “elaborada com base nas pessoas que transitaram da direcção anterior e alguns elementos novos que vieram substituir outros que abandonaram os corpos sociais”.
O novo presidente é acompanhado na direcção por António Simões Ribeiro (vice-presidente), Jaime Rodrigues Martinho (secretário) e Arlindo dos Santos Figueiredo (tesoureiro). João Paulo Guerreiro continua a liderar a Assembleia-geral e Rui Oliveira assume o cargo de presidente do Conselho Fiscal.
“As pessoas que transitaram do mandato anterior ficaram satisfeitas, porque encararam o não aparecimento de outra lista como o reconhecimento de que estamos a fazer um bom trabalho”, adiantou aquele dirigente, frisando que “uma casa destas devia ter outra vitalidade” e “alguma disputa com outra lista que apresentasse um projecto diferente”.
A poucos dias de tomar posse, Joaquim Simões avisa que “faço dois mandatos e dou lugar a outros”, argumentando que pretende fazer “o entrosamento dos suplentes” na gestão da Associação Humanitária para que fiquem preparados a assumir cargos directivos nos próximos mandatos.
Obras do quartel são prioridade
Joaquim Simões foi eleito presidente da direcção para o triénio 2018-2020, para o qual delineou como principal objectivo concluir as obras de requalificação e ampliação do quartel, que já estão em curso.
“As obras do quartel estão a andar a um bom ritmo e penso que estarão finalizadas dentro do prazo estabelecido, ou seja, em Agosto deste ano”, disse ao TERRAS DE SICÓ aquele dirigente, adiantando que “a parte de construção nova já tem a estrutura pronta e também já começaram a remodelação da parte existente”.
Apesar de este investimento ser a prioridade deste momento, Joaquim Simões sublinha que “há ainda muito por fazer” naquela Associação Humanitária. “Ao nível de projectos, há tanta coisa para se fazer nesta casa que tenho a impressão que nunca os daremos por terminados”, reiterou, salientando que “estamos a precisar de remodelar o parque automóvel no que toca às viaturas para transporte de doentes”, pois as que estão ao serviço “não param e com o aumento de quilómetros começam a surgir os problemas”. Além disso, “assistimos cada vez mais pessoas de cadeiras de rodas e as nossas viaturas não estão preparadas com rampas ou elevadores”.
“Contrariamente ao que acontece com o transporte de doentes em que estamos a ficar para trás, nos veículos de socorro estamos bem servidos com uma série de viaturas prontas para operar”, referiu o recém-eleito presidente, revelando que dentro de pouco tempo vão receber um novo veículo de combate a incêndios, cuja compra e adaptação foi feita com um donativo de 15.000 euros do Cônsul Honorário de Portugal na Flórida, Caesar DePaço, que virá a Alvaiázere em Maio próximo inaugurar a mesma. Esta nova viatura vem substituir “um carro cisterna com mais de 30 anos que tem vindo a degradar-se, porque não tínhamos condições para abrigá-lo debaixo de telha, pelo que actualmente não assegurava as devidas condições de segurança”, concluiu Joaquim Simões.
CARINA GONÇALVES
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM