O mundo da sustentabilidade reuniu-se durante três dias no i-Danha Food Lab 2022, em Monsanto, para a principal conferência sobre alimentação e agricultura sustentável em
Portugal.
Foi de 4 a 6 de Novembro que tudo aconteceu. Aproveitando o balanço da Web Summit, investidores, empresas, startups embarcaram em Lisboa no “Comboio Verde da Inovação”, com destino à Aldeia Histórica de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova, a primeira Bio-Região de Portugal.
“A quarta edição do i-Danha Food Lab comprovou ser um evento de referência nas áreas do agroalimentar, da sustentabilidade e da economia verde, aliadas à inovação e à construção de um mundo melhor”, afirma Armindo Jacinto, presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Idanha é hoje um lugar onde se trocam ideias, aprofundam conceitos e nascem projectos inovadores. O mais recente foi apresentado no i-Danha Food Lab 2022. É o Polo Europeu de Inovação Digital para o Sector Agroalimentar, que terá sede em Idanha e apoiará centenas de PME’s. Com um orçamento de 6 milhões de euros para os próximos três anos, obteve o “Selo de Excelência” da Comissão Europeia.
“O novo Polo vem consolidar a estratégia que está no terreno, já com frutos muito concretos”, refere Armindo Jacinto. “Há investidores que vieram pela primeira vez a Idanha em edições anteriores do i-Danha Food Lab. Entretanto, decidiram investir neste concelho, residir e instalar as suas empresas aqui, criando riqueza e emprego”, sustenta o presidente da Câmara.
O CoLAB Food4Sustainability é um dos frutos auspiciosos do i-Danha Food Lab. Com sede em Idanha e cerca de 30 colaboradores, coordena actualmente o Polo de Inovação Digital, composto por 28 parceiros. A captação de investimento e de talento para Idanha é confirmada pelas estatísticas do território. Outro dos momentos altos do i-Danha Food Lab foi, aliás, a entrega Prémio “Marca Estrela” 2022 ao Município de Idanha-a-Nova, atribuído pela Bloom Consulting. É uma distinção por ser o município com menos de 10 mil habitantes a apresentar um melhor desempenho socioeconómico em todo o país. Esse crescimento faz-se com eventos como o i-Danha Food Lab, que geram oportunidades e lançam desafios em sectores que estão no centro das políticas de desenvolvimento a nível mundial.
O evento é uma coorganização da Building Global Innovators (BGI), CoLAB Food4Sustainability, EIT Food e Câmara Municipal de Idanha-a-Nova. Oriundos de vários países, os participantes tiveram o ensejo de participar em sessões interactivas e workshops, explorar oportunidades de networking com especialistas da indústria, visitar fábricas e explorações agrícolas e descobrir programas e iniciativas no sector agroalimentar.
O CEO da BGI, Gonçalo Amorim, destaca “o sucesso que tem sido a parceria com Idanha, no trabalho com empresas e na criação de um ecossistema de inovação vibrante e com
resultados reconhecidos”. “Hoje, os setores agroalimentar e da sustentabilidade vêm até Idanha para saber o que existe de mais inovador no mundo. É a partir daqui que está a ser criado conhecimento e estão a ser testadas soluções inovadoras, regenerativas e amigas do ambiente”, adianta Gonçalo Amorim.
O papel do CoLAB Food4Sustainability, laboratório colaborativo para a sustentabilidade no agroalimentar, tem sido determinante. O presidente da direcção, Nuno Serra, destaca a importância de acelerar a transição digital neste sector. Um trabalho realizado para Portugal e para o mundo que terá em Idanha o epicentro.
A entrega dos prémios Biolog foi outro dos grandes momentos do i-Danha Food Lab. Trata- se do catálogo nacional de produtores e operadores biológicos, que distinguiu alguns dos
seus membros, destacando as boas práticas.
Os premiados foram os seguintes:
– Bio-Freixo – Categoria de Inovação
– Bio Azórica – Categoria de Sustentabilidade Social
– Herdade Do Escrivão – Categoria de Agricultura Regenerativa
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM