A Biblioteca Municipal de Cantanhede tem patente, ao longo do mês de Novembro, uma exposição que se dedica aos 90 anos do Jornal Boa Nova.
Nesta mostra são dados a conhecer alguns temas que marcaram Cantanhede e as respectivas freguesias ao longo das últimas nove décadas, tais como, a chegada da electricidade às localidades, a Guerra do Ultramar ou a posição assumida por este órgão de comunicação social no Estado Novo e após o 25 de Abril de 1974.
São 17 os painéis que integram a exposição e todos eles apresentam conteúdos diversificados, retirados de várias edições, de alguns exemplares antigos e objectos relacionados com a actividade tipográfica do jornal.
De acordo com Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, “esta exposição celebra não apenas a vasta e rica história do Boa Nova, como a importância da dimensão informativa, formativa e de construção da memória histórica deste território e das nossas gentes, mas também a sua dimensão evangelizadora e de promoção da dignidade humana.”.
O autarca classifica o jornal Boa Nova como “um património histórico e cultural da maior relevância no concelho de Cantanhede. Não é possível fazer a história deste concelho e das freguesias sem o Boa Nova, já que os momentos mais marcantes estão registados nas várias edições deste importante jornal”.
O director da publicação da publicação, o pároco de Cadima, Cantanhede, Outil, Portunhos, Sanguinheira e Tocha, João Pedro Lopes da Silva refere que “a estabilidade adquirida responsabiliza todos a ir mais além”. Garante ainda que “o futuro implica rigor e coerência”.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM