Esta quarta-feira (2), cerca de duas dezenas de associados e convidados da Associação Figueira Com Sabor a Mar visitaram as instalações da Lugrade Bacalhau de Coimbra, SA, sediada em Torre de Vilela (Coimbra), dedicada à actividade de salga e secagem, demolha e ultracongelação de bacalhau.
Conforme explicou Mário Esteves, presidente da Associação, a acção inserida no plano de actividades teve como principais objectivos dar a conhecer todo o processo industrial deste fornecedor de bacalhau, mas também fomentar o espírito de união entre os empresários do sector da restauração figueirense.
“Estas visitas aos nossos fornecedores ficou suspensa com a pandemia, mas agora voltamos a recuperar pela sua importância. A Associação está bem encaminhada, tem feito o trabalho de casa tendo sempre em primeiro lugar a promoção da Figueira da Foz. Temos a consciência que temos contribuído bastante para a promoção da gastronomia local e seus produtos, mas também para o turismo e dinamização económica. Somos uma referência a nível nacional”, considerou o presidente.
Nesta linha, Mário Esteves adiantou que a Associação vai continuar a promover o conceito dos festivais gastronómicos, sendo o próximo, de 17 a 27 de Novembro, dedicado ao bacalhau e seus derivados. Esta próxima edição vai recuperar o formato de “fichas de avaliação” que serão preenchidas pelos clientes.
A Associação, numa lógica de divulgação e promoção dos estabelecimentos que se associem aos vários festivais, vai lançar um vídeo promocional dando a conhecer os espaços aderentes reforçando também a certeza de que “temos na Figueira da Foz boas casas e de muita qualidade quer na confecção e produtos quer no atendimento”, reforçou. “Estamos muito motivados, queremos fazer mais e melhor e gostaríamos de ter nos próximos festivais pelo menos 20 restaurantes aderentes, porque juntos somos mais fortes”, disse Mário Esteves.
A visita à área fabril da Lugrade teve acompanhamento directo e personalizado pelo director Josélito Lucas (um dos filhos do fundador desta empresa familiar inaugurada em 1987) que a cada passo ia deixando explicações do processo de tratamento do bacalhau desde a sua pesca até chegar à mesa dos portugueses.
“Hoje a Lugrade é uma empresa apaixonada pelo mundo do bacalhau. Em nome da tradição, qualidade e excelência distingue-se pela experiência de actividade e pela dedicação dos seus colaboradores (cerca de 130) na produção do mesmo. Trazemos para o presente o conhecimento de gerações na arte de produzir o melhor bacalhau do mundo, o que define a Lugrade como empresa detentora de uma cultura própria. Os objectivos são consensuais e negociados entre colaboradores e administração, de modo a incluir todas as pessoas na tomada de decisão, principalmente no que se refere aos objectivos de trabalho”.
No final da visita, a Associação Figueira Sabor a Mar entregou a Josélito Lucas uma lembrança. Uma peça de cerâmica alusiva ao mar, do escultor e artista figueirense Carlos Moço, num gesto de gratidão dos empresários figueirenses para com a Lugrade.
A empresa
A Lugrade – Bacalhau de Coimbra S.A. é uma P.M.E. familiar que teve início de actividade em 1987. Desde essa data, a estratégia de crescimento da firma residiu fundamentalmente na conquista de mercado, apostando na comercialização de produtos de qualidade, bacalhau salgado seco e seus derivados, dando a conhecer a marca “Lugrade” através de embalagem própria, movimentam cerca de 40 milhões de euros por ano e estão presentes em todos os continentes, em mais de 35 países.
Com duas unidades modernas: uma em Taveiro e a mais recente em Torre de Vilela, a empresa prepara-se até final do ano para inaugurar em Casais do Campo (freguesia de S. Martinho do Bispo), uma terceira unidade, dando continuidade à modernização e aquisição de novas infraestruturas e equipamentos que sustentam a sua actividade, posicionando-se como uma das mais importantes empresas do sector de actividade de salga e secagem, demolha e ultracongelação de bacalhau.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM