COIMBRA,17 de Setembro de 2021

Estudo do autismo com método inovador desenvolvido pela UC

4 de Abril 2019 Rádio Regional do Centro: Estudo do autismo com método inovador desenvolvido pela UC

Mohamed Edfawy e João Peça

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC) desenvolveram um modelo inovador para o estudo do autismo, que acaba de ser publicado na revista científica “Nature Communications”.

Os cientistas portugueses, liderados por João Peça, trabalharam em colaboração com colegas do Massachusetts Institute of Technology (dos EUA), com o objectivo de “ter um conhecimento mais profundo sobre determinados aspectos importantes da patologia do autismo”. “O nosso trabalho é o primeiro a olhar para o gene GPRASP2 em detalhe. Achamos que este é um alvo interessante pois poderá ser utilizado na regulação de múltiplas formas desta doença”, descreve o investigador.

O espectro do autismo é caracterizado por estereotipias (acções repetitivas), alterações na linguagem e nos comportamentos sociais, sendo um transtorno neurológico geralmente causado por mutações de diferentes genes, que resultam em formas distintas da doença.

Contudo, segundo a UC, “existem algumas alterações comuns às várias formas de autismo, como modificações ao nível dos receptores metabotrópicos de glutamato, um conjunto de receptores específico dos neurónios: é no estudo destes receptores que trabalho da equipa do CNC-UC alcançou um relevante avanço”.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM