COIMBRA,2 de Março de 2024

Demo Day da ANI destaca projectos inovadores em ciência e tecnologia

23 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Demo Day da ANI destaca projectos inovadores em ciência e tecnologia

A Agência Nacional de Inovação (ANI) irá realizar hoje, às 14h30, o terceiro e último Dia de Demonstração do BfK INNOV@Rise, no Instituto Pedro Nunes em Coimbra. Quatro projectos científicos serão apresentados na sessão, incluindo filtros inteligentes para capturar óleo em vias navegáveis, um aplicativo com materiais educacionais e gráficos sobre a evolução dos sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo, antivirais contra vírus respiratórios com potencial pandémico e turbinas eólicas para ambientes urbanos.

A edição Centro do Demo Day do BfK INNOV@Rise vai dar a conhecer os projectos:

SmartText (Atlântica – Instituto Universitário, Oeiras): porque só 15% a 20% dos óleos e outras gorduras alimentares não vão parar aos nossos recursos hídricos. Existe um problema: uma quantidade muito reduzida (estimada em 15 a 20%) de óleos e gorduras são retidos actualmente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e são eliminados sem qualquer tipo de valorização.

Um litro de óleo contamina um milhão de litros de água, tantos quantos precisaríamos para viver até aos 40 anos. Recorrendo a materiais abundantes na natureza e biodegradáveis, celulose e argila, a SmarText é um filtro que, usando nanopartículas, permite filtrar cerca de 85% do óleo das águas antes de estas serem despejadas nos afluentes de água.

A SmarText alia ainda um baixo custo de produção à valorização de recursos, já que a gordura captada da água pode ser vendida à indústria dos biocombustíveis, entre outras.

 

A myPOC (Universidade de Coimbra): APP que reconhece sintomas da perturbação obsessiva-compulsiva.

A perturbação obsessivo-compulsiva é uma doença crónica incapacitante que afecta uma em cada 40 pessoas. As longas listas de espera hospitalares e a ausência de instrumentos de avaliação dos sintomas levam a um atraso de 10 a 15 anos entre o aparecimento dos sintomas e o tratamento correcto.

A myPOC é uma aplicação para smartphone que oferece materiais educativos e gráficos sobre a evolução dos sintomas, usando técnicas passivas de recolha de dados (como actividade física, localização discreta, entre outros) e questionários. Ao colocar o paciente no centro do seu tratamento e ao aumentar precisão diagnóstica, a myPOC pretende melhorar a comunicação médico-doente, reduzir o número de consultas e acelerar o processo de recuperação.

Spiro4MALAIDS (Universidade de Coimbra): E se houvesse um medicamento para inactivar vírus, retrovírus e bactérias como a da Malária?

O risco de uma nova pandemia não desaparecerá com o controlo global da Covid-19. Há outros vírus com potencial de criar uma situação como a que hoje vivemos ou até mais grave. Spiro4MALAIDS resulta da descoberta de novas espiro-β-lactamas com notável actividade contra vírus como o HIV, o Influenza, o Coronavírus e bactérias como a que provoca a Malária, por exemplo. A molécula-líder BSS-730A tem um perfil farmacoterapêutico revolucionário.

Neste momento, existe já um pedido de patente nos Estados Unidos e na Europa e o objectivo da equipa de investigadores é arrancar com testes in vivo para, até o final de 2023, começarem os ensaios clínicos de primeira fase.

 

Windcredible (Universidade do Porto): O futuro da energia urbana. A Windcredible está focada no desenvolvimento e produção de turbinas eólicas de eixo vertical (VAWTS), uma tecnologia de energia renovável que gera electricidade a partir do vento. O design patenteado tem várias vantagens em relação às turbinas eólicas tradicionais, incluindo a sua capacidade de gerar electricidade de forma eficiente, a sua compatibilidade com ambientes urbanos e a sua adequação para integração em redes inteligentes.

Uma vantagem chave é a sua capacidade de gerar electricidade de forma eficiente, com baixos custos operacionais e requisitos de manutenção mínimos. Isso torna-as uma opção rentável para os clientes, especialmente quando comparadas com fontes de energia baseadas em combustíveis fósseis tradicionais.

Os 15 projectos empreendedores participantes nas três edições do programa receberam acompanhamento de mentores especializados, capacitação intensiva em desenvolvimento de negócio e treino de pitch para impulsionarem a entrada dos projectos no mercado. O BfK INNOV@Rise vai, ainda, atribuir 45 mil euros em prémios monetários:

— três mil euros por projecto — para o desenvolvimento da prova de conceito/protótipo.

A iniciativa está a apoiar mais de 60 empreendedores com projectos académicos que pretendem chegar ao mercado.

O BfK INNOV@Rise é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Colectivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM