O Exploratório e o Centro Cirúrgico de Coimbra prosseguem neste sábado, dia 21, o ciclo Conversar é o melhor Remédio, agora num novo horário: às 17h00.
A médica ginecologista Margarida Figueiredo Dias irá falar da menopausa e explicar às mulheres como podem sobreviver à cascata de tormentos. A sessão, no Exploratório, tem entrada livre e abre o ciclo de conversas em 2023.
A privação de estrogénios acontece em mulheres no fim da idade fértil, podendo definir-se como uma insustentável metamorfose imperfeita. Margarida Figueiredo Dias vai explicar como se podem “tratar” os males da menopausa, tendo sempre presente que todos os santos trazem a sombra do demónio. Isto porque a terapêutica hormonal pode actuar como “divindade” ou como “demónio”. E a “metamorfose” exige avaliações individuais, destaca a especialista.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, onde é Professora e directora da Clínica Universitária de Ginecologia, Margarida Figueiredo Dias é especialista graduada em Ginecologia e Obstetrícia no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. Entre outras funções é, ainda, conselheira do Conselho Médico-Legal.
Conversar é o melhor Remédio, parceria do Exploratório com o Centro Cirúrgico de Coimbra, desenvolveu-se ao longo de 2018, 2019, 2020 e 2021, nestes dois anos com o cancelamento de algumas sessões devido à pandemia. Em 2022, foi retomado em Fevereiro e prossegue agora em 2023. Todos os terceiros sábados do mês, um médico da instituição de saúde vai ao Exploratório conversar com o público sobre uma diferente temática da saúde ou da medicina.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM