Zambujal e Vila Seca/Bendafé, as duas freguesias do concelho de Condeixa onde a produção vitivinícola assume maior expressão, realizam nos próximos dois fins-de-semana eventos de provas de vinho novo, procurando divulgar o produto e atrair visitantes ao território.
No Zambujal, a Junta de Freguesia promove já este domingo (7) a segunda edição da Prova de Vinhos, que junta perto de duas dezenas e meia de produtores locais e deve movimentar cerca de 200 litros do precioso néctar.
“A primeira edição realizada em 2018 foi uma aposta ganha, pela adesão que houve e pelo contentamento e satisfação dos produtores, e agora queremos que este seja o ano de confirmação do evento”, refere o presidente da Junta, Vítor Teixeira, explicando que, ao contrário do ano passado, o festival gastronómico, “com produtos típicos da freguesia, como a chanfana, sopa de chícharo ou favas e arroz doce”, não se realizará no mesmo fim-de-semana, mas sim a 18 de Maio. Apesar dessa alteração, não faltarão petiscos para acompanhar a bebida.
Por sugestão dos próprios produtores, uma das novidades será a colocação dos vinhos a concurso, através de uma prova cega, a realizar durante o período da manhã, a que se junta também um espaço para divulgação e comercialização de queijo Rabaçal.
Cerca de centena e meia de visitantes acorreu na primeira edição à “freguesia do concelho onde mais vinho se produz” e as expectativas são, pelo menos, manter uma adesão semelhante na iniciativa que decorrerá na sede da Associação de Jovens da Freguesia do Zambujal.
“O nosso objectivo é ajudar os produtores na promoção, e a verdade é que há pessoas que depois de terem vindo ao evento, voltaram para comprar o vinho através dos contactos que estabeleceram”, frisa, satisfeito, Vítor Teixeira.
A prova cega vínica, com a presença de um escanção convidado, está marcada para as 11h00. Durante a tarde, o público pode degustar a produção zambujalense. Pelas 18h00, haverá comentário e apreciação técnica dos vinhos em prova pelo júri, seguida da entrega de prémios e lanche-convívio.
Numa perspectiva de “alargar horizontes”, o autarca adianta ao TERRAS DE SICÓ ser pretensão da Junta criar nos próximos anos um “evento mais amplo, mais abrangente, que marque a freguesia”.
Bendafé acolhe 3.ª edição
No domingo seguinte (14), será a vez da União de Freguesias de Vila Seca e Bendafé promover a terceira edição da Prova de Vinho Novo, este ano a realizar em Bendafé, depois de Vila Seca e Beiçudo, em 2017 e 2018, numa assumida política de descentralização de iniciativas pelas várias aldeias daquele território.
“As duas primeiras edições correram bem, os produtores têm gostado, e tanto assim é que voltam no ano seguinte”, evidencia o presidente José Luís Cardoso.
Cerca de uma dúzia de produtores locais deverá marcar presença no evento. “Pretendemos divulgar a freguesia e uma das nossas tradições que é a produção vinícola”, destaca o autarca.
A avaliar pela adesão de visitantes às edições anteriores, a expectativas dos organizadores é que duas centenas de pessoas rumem à Associação de Bendafé a partir das 15h00 do dia 14, para uma prova de vinho gratuita. O evento, na qual participa um escanção convidado, não terá os vinhos a concurso, tratando-se “apenas de uma mostra de vinho novo, de uma tarde de convívio”.
Segundo o presidente daquela União de Freguesias, os produtores sabem que “o intuito principal do evento não é fazer negócio, mas sim mais um dia de convívio, embora alguns tenham a sorte de conseguir vender parte da produção graças a esta realização”.
José Luís Cardoso ambiciona que a “prova” deste ano “corra, pelo menos, como tem corrido as anteriores, para podermos manter a iniciativa e ir melhorando-a”.
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM