COIMBRA,16 de Abril de 2024

Condeixa: Educação continuará a ter atenção prioritária, garante autarca

19 de Setembro 2018 Rádio Regional do Centro: Condeixa: Educação continuará a ter atenção prioritária, garante autarca

“A Educação em Condeixa tem recebido o maior investimento de sempre e é um sector que continuará a merecer uma atenção prioritária. Tem que ser encarada como a grande ferramenta de progresso e desenvolvimento e, se quisermos garantir um futuro bem-sucedido, temos de colocar todo o nosso empenho na construção de uma escola pública de excelência, moderna e que garante equidade e igualdade de oportunidades para todos”, destacou o presidente da Câmara Municipal, Nuno Moita, no arranque do novo ano lectivo para os mais de 1.800 alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino, desde o pré-escolar até ao secundário, do concelho.

A autarquia anunciou que, tal como aconteceu no ano passado, procedeu à oferta das fichas de trabalho a todos os alunos do 1.º ciclo do ensino básico e atribuiu, de acordo com o escalão de rendimentos, subsídio para a compra de material escolar, complementando a gratuitidade dos manuais escolares estabelecida no programa do Governo.

Com o intuito de dinamizar o comércio local a aquisição dos cadernos de fichas foi efectuada nas papelarias da vila de Condeixa que aderiram a este programa.

Neste novo ano lectivo manteve-se ainda o ensino do Inglês no pré-escolar, a oferta de um serviço de terapia da fala aos alunos que dela necessitem e a aposta em programas de ocupação dos tempos livres das crianças em períodos de férias escolares.

O apoio ao agrupamento através da concessão de transporte e as despesas com as refeições escolares, entre outras iniciativas, complementam o investimento do município de Condeixa no sector da Educação que ascende, anualmente, a cerca de um milhão de euros.

Entre as principais novidades deste ano lectivo 2018/2019 encontram-se as obras na Escola Básica N.º 1 (Escola Azul) de Condeixa, cujos alunos do 1.º ciclo e pré-escolar passam a usufruir de refeição escolar no refeitório que foi construído, evitando, assim, a sua deslocação por acesso exterior descoberto ao refeitório da escola EB 2,3. Esta obra, inscrita no programa eleitoral, obrigou ainda à modernização e ampliação da capacidade de confecção da cozinha localizada na EB1 N.º 3 (Centro Educativo), implicando um investimento global que ultrapassou os 200.000 euros.

Para o novo ano lectivo está ainda prevista a aposta, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, em ambientes inovadores de educação com a implementação do projecto “+ Sucesso Escolar LAB”, que pretende dotar as escolas de espaços de “Experimentação, Aprendizagem e Partilha” permitindo o trabalho colaborativo e partilha de boas praticas entre a comunidade escolar e incentivar a descoberta e trabalho conjunto entre aluno-aluno, aluno-professor e aluno-encarregado de educação.

Neste âmbito, prevê-se a aquisição de um conjunto de bens que serão disponibilizados nas escolas do 1.º ciclo agrupamento e que permitem implementar, em qualquer espaço, uma aprendizagem que se pretende colaborativa e digital.

Nota ainda para a concessão de bolsas de estudo a estudantes universitários residentes em Condeixa, com o objectivo de apoiar os agregados familiares mais carenciados no pagamento das despesas relacionadas com os estudos, cujo prazo de entrega de candidaturas decorre até ao último dia útil de cada ano.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM