COIMBRA,21 de Fevereiro de 2024

Cantanhede celebra Semana da Floresta com actividades de educação ambiental

23 de Março 2023 Rádio Regional do Centro: Cantanhede celebra Semana da Floresta com actividades de educação ambiental

O Município de Cantanhede está a promover a Semana da Floresta, que teve início na passada segunda-feira, dia 20 de Março, e irá decorrer até ao próximo dia 25 de Março. Com um conjunto de acções de educação ambiental sobre diversas temáticas ligadas à floresta, a Semana da Floresta tem como principal objectivo promover a consolidação de conhecimentos sobre a floresta e o que ela representa para a comunidade e para o equilíbrio dos ecossistemas.

Uma das actividades realizadas foi um peddy-paper no Parque Verde de São Mateus, especialmente direccionado para os alunos do 4.º ano do Centro Escolar de Cantanhede. O objectivo foi dar a conhecer as características de algumas árvores que se encontram no Parque Verde da Cidade de Cantanhede, em que tipo de habitat se encontram e que animais necessitam dessas árvores para se abrigarem ou se alimentarem.

Além disso, a exposição “Viver a Floresta”, que está patente ao público até amanhã, 24 de Março, no edifício dos Paços do Concelho, tem como objectivo apresentar a floresta, não apenas como um conjunto de árvores, mas sim como um complexo ecossistema onde habitam e se relacionam um grande número e variedade de seres vivos, muitos dos quais exóticos e invasores.

Outras actividades incluem acções de demonstração e temas como “Deveres de Gestão de Combustível”, “Falar de Invasoras na Lagoa dos Teixoeiros”, “Prevenção de Incêndios: O Vigilante da Floresta”, “Chorão, Não!” e “Queimar em Segurança”. A Semana da Floresta visa atingir um universo de quase 200 alunos dos diversos graus de ensino, com acções pedagógicas em estabelecimentos de ensino do concelho.

A comemoração do Dia Internacional das Florestas tem como objectivo sensibilizar a população para a importância da preservação das árvores e despertar para a necessidade de gerir de forma sustentável as florestas, no que diz respeito à utilização dos seus recursos, sobretudo em ecossistemas frágeis. A Semana da Floresta está enquadrada com objectivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, como Produção e Consumo Sustentáveis, Acção Climática e Proteger a Vida Terrestre, que visa proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e a perda da biodiversidade.

Fonte: Campeão das Províncias

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM