A Câmara de Coimbra assinou hoje os protocolos do Fundo Municipal de Emergência Social (FMES) para 2023, num valor global de 319 mil euros que é repartido por 18 comissões sociais de freguesias.
Em cerimónia no salão nobre da Câmara de Coimbra, foram assinados os protocolos relativos a 2023, em que há uma dotação global de 319 mil euros, tendo sido atribuída hoje a primeira tranche do FMES, num total de 159 mil euros.
“Este é o mecanismo ideal para prestar apoio social. Não sou a favor de apoios indiscriminados. Estes apoios são direccionados, através das comissões sociais de freguesias, que são o mecanismo perfeito para prestar o apoio”, realçou o presidente da Câmara de Coimbra, José Manuel Silva.
O autarca recordou que em 2022, apesar das dificuldades sentidas pelas famílias, a dotação do FMES para aquele ano não foi completamente gasta.
“Mantemos o valor do FMES e esperemos que não seja necessário gastá-lo todo. Mas, se for necessário reforçar, o valor será reforçado”, vincou.
A vereadora com a pasta da acção social, Ana Cortez Vaz, notou que se espera um ano “complicado”, marcado pela inflação, e vincou que as comissões sociais podem contar com o município.
Em 2022, o FMES apoiou 749 famílias residentes no concelho, num total de 1.764 pessoas.
O apoio prestado esteve relacionado, sobretudo, com a aquisição de bens alimentares, pagamentos de rendas e facturas de luz e de água.
Fonte: Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM