COIMBRA,24 de Abril de 2024

Ansião: Romanos “regressam” a Santiago da Guarda este fim-de-semana

7 de Setembro 2018 Rádio Regional do Centro: Ansião: Romanos “regressam” a Santiago da Guarda este fim-de-semana

Cortejo romano, recriações históricas, jogos entre freguesias nas Romaníadas, tasquinhas para os manjares, música e muita outra animação à moda antiga. Estão assim reunidos os ingredientes para mais uma edição do Mercado Romano, em Santiago da Guarda, que decorre este fim-de-semana.

Com o Complexo Monumental como pano de fundo, os romanos “regressam a casa” para conquistarem os locais e forasteiros com os seus jogos, representações, danças, banquetes e desportos.

Novidade na edição deste ano são as Romaníadas, “uma competição amigável com representantes oriundos de todo o concelho para ver quem leva os louros para casa”, elucida a Câmara Municipal de Ansião, que promove o evento.
O Mercado Romano, que há três anos substitui a então feira medieval, é um ponto de encontro com a vida e os costumes daquela época histórica, permitindo igualmente o convívio e a interacção entre intervenientes e visitantes.

O programa arranca amanhã às 18h00 com o Cortejo Romano “Invocação aos Deuses”, continuando com muita animação à maneira antiga que termina às 24h00 com o encerramento do Fórum Romanorum.

No domingo (8), as actividades começam às 11h00 com a leitura do pregão de boas vindas do Patrício e cumprimentos oficiais com palavras do Imperador Adriano. O programa prossegue com a veneração aos deuses, o cortejo, as Romaníadas, a patrulha de legionários e teatro de fogo. Depois de dois dias de intensa actividade à maneira antiga, o Mercado Romano fecha portas às 22h00.

GRUPO MEDIA CENTRO  |  SOBRE NÓS  |  ESTATUTO EDITORIAL  |  CONTACTOS

AS NOSSAS RÁDIOS

 

Todos os direitos reservados Grupo Media Centro

Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra

Powered by Digital RM