Resultados finais à 01h50 (faltando apenas apurar nove consulados)
Apurados os resultados finais da noite de eleições europeias, o grande vencedor foi a abstenção, que bateu recordes, e também o Partido Socialista (PS) com 34 por cento dos votos dos portugueses e, até ao momento, seis lugares em Bruxelas. Mas a maior surpresa veio do PAN – Pessoas, Animais, Natureza que, pela primeira vez, elegeu um deputado.
Os 21 lugares afectos a Portugal estão já preenchidos, com o PS a liderar os eurodeputados, ao ocupar, provisoriamente, seis vagas: Pedro Marques, Maria Manuel Leitão Marques, Pedro Silva Pereira, Margarida Marques, André Bradford e Sara Cerdas.
Segue-se o PSD, que conquistou 22 por cento dos votos, e elegeu, por agora, quatro deputados: Paulo Rangel, Lídia Pereira, José Manuel Fernandes e Graça Carvalho.
Com dois deputados, o Bloco de Esquerda teve 10 por cento, levando até Bruxelas Marisa Matias e José Gusmão. Segue-se, em quarto lugar a CDU (PCP-PEV), com sete por cento e um deputado: João Ferreira.
O CDP-PP ficou em quinto lugar, com pouco mais de seis por cento e a eleição de apenas um deputado, Nuno Melo.
Em último lugar, mas alcançando um resultado histórico para o partido, ficou o PAN, que conquistou pouco mais de cinco por cento e com isso o seu primeiro eurodeputado europeu, Francisco Guerreiro.
Pelas 01h50 faltavam, ainda, atribuir seis dos 21 mandatos, uma vez que o apuramento estava nos 99,72 por cento (faltando apenas nove consulados).
A abstenção teve resultados nunca antes vistos, aumentando de 80,2 por cento em 2014 para 81,2 por cento.
Jornal Campeão das Províncias
Todos os direitos reservados Grupo Media Centro
Rua Adriano Lucas, 216 - Fracção D Eiras - Coimbra 3020-430 Coimbra
Powered by Digital RM